quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ei,psiu vamos aprender um pouco mais sobre sabão?

Lembram dos sabões que usamos para limpar nossos utensílios domésticos, todo o detergente por exemplo vai para o sistema de esgotos e acaba caindo nos lagos e rios - eles são responsáveis pela poluição conhecida como "cisnes-de-detergentes “ , pois o detergente forma uma camada oleosa que acaba grudando nas penas das aves e impede que ela voem.
Já nos detergentes biodegradáveis, os resíduos são degradados (decompostos) por microorganismos que existem na água. Então, os sabões são ditos biodegradáveis por que não causam grandes alterações ao meio ambiente.
Você pode observar o selo de biodegradável nos detergentes e opinar por levar eles para casa, levando você estará evitando a contaminação de rios e mares.


Outra opção seria fazer o detergente biodegradável em casa... Então pra quem quiser:


MATERIAL:
- 1 pedra de sabão de coco
- 2 limões cortados
- 4 colheres (sopa) de solução de amoníaco
- 1 litro de água
- Mais 5 litros de água num balde

PASSO A PASSO:
Corte em pedaços o sabão de coco. Quanto mais picado, mais facilmente ele derrete. Ferva 1 litro de água numa panela funda.Quando a água ferver, jogue os pedaços de sabão de coco dentro da panela. Depois que o sabão derreter, mexa com uma colher de pau. Jogue a mistura dentro do balde com água, esprema os limões dentro do balde e mexa bem.Agora, abra o frasco de amoníaco com muito cuidado, longe do rosto, pois o amoníaco não pode ser inalado. Despeje quatro colheres (sopa) de amoníaco no balde. Misture com uma colher de pau e está pronto.Você pode guardar o detergente dentro de um galão. É normal sair espuma. Depois, você pode passar para potes menores. Não é necessário colocar muito detergente na esponja. Basta uma pequena quantidade. O detergente ecológico não faz espuma depois de um tempo guardado.





Alguns outros vídeos que achei com a espuma formada nos rios:
http://www.youtube.com/watch?v=jZ5TT-hL8dw

http://www.youtube.com/watch?v=M2uSr2GVUI0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=7hBL3Mt1ZDQ&feature=related


Obrigado e até a próxima .

Nenhum comentário:

Postar um comentário